segunda-feira, 28 de junho de 2010

Comentei nos seguintes bolg, referente a tarefa 3 de biologia:

http://felipe-1993.blogspot.com/
http://lucaslunardelli.blogspot.com/
http://camilamedeiros15.blogspot.com/

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Hoje em dia estamos vivendo em um mundo muito desumano, onde as pessoas não estão valorizando e aproveitando corretamente os recursos naturais ou ambientais.
Podemos citar vários exemplos de desastres naturais que o homem, hoje, está provocando na natureza por causa da ganância, do consumismo e individualismo. De acordo com os fatos, acredito que se os seres humanos tiverem consciência que estamos vivendo de forma inadequada, poderemos melhor o mundo em que habitamos.

A Ecologia nos dias atuais está sendo muito importante pois os ecologistas fornecem dados, através dos resultados de estudos ,que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia.No decorrer dos anos podemos observar que muitas espécies de animais estão sendo distintas porque as pessoas muitas vezes acabam com seu habitat ou até mesmo sendo alvo de caça.

Um fator que contribuem com a distinção das espécies é o aquecimento global que também tem como conseqüência aumento do nível do mar, de furacões, tufões, ciclones, crescimentos e surgimento de desertos e ondas de calor.
No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas a ação do homem, que intensificam o efeito estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural.Também podemos dizer que cidades sufocadas, poluição em geral (água e ar), chuva ácida, desmatamento e extinção de espécies e planeta superlotado é causada pela atividade do homem e são considerados como principais problemas ambientais.

Para inverter este quadro, é preciso uma ação coletiva intensa e imediata. E, para que isso ocorra, é preciso compreender quais são os maiores problemas ambientais da atualidade e como eles afetam nosso cotidiano. Entretanto, basta começar por nós mesmo, fazendo a separação de lixo, não jogando lixo no chão, parar de consumir tanto e outras diversas formas. E principalmente ter consciência daquilo que fizemos ou iremos fazer porque querendo ou não podemos afetar a natureza e sinceramente, temos que fazer o que é melhor para nosso planeta.

Se nós pararmos para pensar, o ser humano e o meio ambiente estão fortemente relacionados, pois um só sobrevive ás custas do outro. Por isso que cada vez mais temos que convencermos de que á natureza depende exclusivamente de nós porque somos seres racionais e devemos ter consciência dos nossos atos. Outro fator importante é a questão do consumo de objetos, roupas, acessórios e etc. Para todos esses produtos algum recurso ambiental ou natural é modificado ou até mesmo transformado, por exemplo: o petróleo, que é a principal fonte de energia utilizada pela sociedade moderna, apesar de ser um recurso natural não renovável, ou seja, um recurso natural que não pode ser produzido, regenerado ou reutilizado.

Enfim, se cada pessoa fizer sua parte e tiver consciência que estamos prejudicando o meio ambiente consequentemente iremos conseguir inverter a situação que se apresenta o mundo hoje. Porém, não basta agir de forma correta e continuar consumindo de forma inadequada, pois indiretamente acaba prejudicando o meio ambiente. Então, é simplesmente acreditar que somos capazes de mudar a situação apresentada e fazer com que isso aconteça.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Minha pegada ecológica...

Se todos vivessem como eu, seria necessária uma capacidade de regeneração de 1.3 planetas por ano.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tarefa de Sociologia

Comentei nos blogs:
http://lucaslunardelli.blogspot.com/
http://philipp1994.blogspot.com/

domingo, 16 de maio de 2010

Sociologia

Atividade: Eu,etiqueta!
Esse poema redigido pelo mineiro Carlos Drummond de Andrade, hoje em dia nos mostra como as pessoas passam sua identidade de acordo com seu jeito de vestir e andar. Obviamente esse fato tem consequência, tais como o consumismo e o poder do mercado sobre nos. A partir desse ato de se vestir podemos identificar como é a conduta de um ser humano, nem sempre, mas a maioria dos casos sim e também enxergar a capacidade deles de pensar e agir.
Acredito que muitas pessoas acabam se levando pelas influencias das marcas, ou seja, elas pensam que vão ser mais alguém só por usar a marca X e consequentemente deixam de ser autêntico.
Infelizmente as pessoas acreditam que a imagem vale muito mais da personalidade e creio que isso começou a se tornar mais visível através do poder do mercado sobre nós. Fico muito triste ao ver isso e pensar como essas pessoas são ingênuas de não para de consumir e perceber as consequências que podem causar. E também existe a desigualdade social que cada vez mais esta se fortificando na sociedade, entre os que têm e os que não tem um simples traje para usar no dia-a-dia.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tarefa 2

Comentei nos seguintes blog:
http://jjarczewski.blogspot.com/
http://lucasmr-vlk.blogspot.com/
http://felipe-1993.blogspot.com/

Tarefa 1

Na primeira tarefa comentei nos seguintes blog:
http://lucaslunardelli.blogspot.com/
http://mruschel.blogspot.com/
http://philipp1994.blogspot.com

Céluas-tronco, uma nova era.

O filme nos proporciona de forma simples, clara e objetiva que estamos vivendo uma nova era, a da medicina regenerativa. Através disso, visa-se reparar e restaurar a função de órgãos e tecidos lesionados pelas diversas doenças na qual a medicina atual não arranja alternativas terapêuticas adequadas.

As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras e de se transformar (num processo também conhecido por diferenciação celular) em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias. O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico. Nesse último local, conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no estado norte-americano da Carolina do Norte.
As células-tronco podem ser de dois tipos: adultas e embrionárias. As células-tronco adultas podem ser encontradas nos mais variados tecidos do corpo, sendo as da medula óssea, da placenta e do cordão umbilical as mais utilizadas. São de grande aplicação na medicina, já estando em estágio de ampla utilização. Além disso, como as células-tronco adultas são geralmente retiradas do próprio paciente, o risco de rejeição em sua utilização é muito baixo.
As células-tronco embrionárias são extraídas dos embriões e acredita-se que elas podem se transformar em qualquer outra célula. As células-tronco adultas são mais limitadas, podendo apenas gerar tecidos específicos. Devido a essa limitação acredita-se que as células-tronco embrionárias sejam mais eficientes. No entanto, as pesquisas com esse tipo de células ainda é simples e elas têm uma chance muito maior de causar rejeição ou até tumores em relação às células-tronco adultas.

Enfim, existi a lei da Biossegurança que busca regulamentar dois assuntos bastante polêmicos: a produção e comercialização de organismos geneticamente modificados (popularmente chamados de transgênicos) e a pesquisa com células-tronco.Essa lei trás uma grande discussão entre a igreja ,cientistas e políticos na qual a igreja juntamente com outros grupos são contra a utilização de células-tronco embrionárias.Mas para defender suas ideia os cientista argumentam que não é étnico deixar um paciência morrer para preservar um embrião cujo destino e o lixo.E também afirmam que regenerando tecidos de um paciente podem estar criando uma vida, pois iria curar vários tipos de doenças e transplantes que não é possível hoje em dia.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Biologia

Biologia é ciência que estudas os seres vivos, na qual envolve amplas áreas que são consideradas como disciplinas independentes, mas de uma forma ou outra estão interligadas.

Cadeia alimentar é uma sequência de populações que se alimentam uns dos outros. Essa se inicia pelos produtores que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, consumidores são os que não produzem seu alimento dependendo de outro organismo e os decompositores são aqueles que se alimentam da matéria morta, de outros seres. A cadeia alimentar está diretamente relacionada no nosso dia-a-dia porque ele depende da energia solar. Sem o sol os ecossistemas não conseguem se manter. Essa energia luminosa se transforma em energia química que são utilizadas através da fotossíntese.

Evolução é a mudança das características de uma determinada espécie. Segundo Lamarck as características são passadas de geração em geração segundo lei da herança dos caracteres adquiridos e também a lei do uso e desuso. Já Darwin acreditava que apenas sobrevivem os que têm maiores condições de se adaptar às condições ambientais. E por ultimo a teoria do Neodarwinismo a qual os principais fatores evolutivos e as mutações e recombinação gênica. Uma curiosidade é que nos últimos 10 mil anos a espécie humana evoluiu cem vezes mais rápida em qualquer outro momento histórico.

DNA: é um composto que contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. A genética fascina e surpreende o homem pelas promessas e possibilidade. A primeira pesquisa feita em 1953 abriu caminho para que hoje se possam descobrir os parentesco ou criminosos e até mesmo clonagem, como no caso da ovelha Dolly, através do DNA. Também abre caminho como os tratamentos para doenças. A Genética cada fez mais esta avançando e consequentemente e bom porque muitas pessoas se salvam através da transfusão de sangue.

Ecossistemas: conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos. Fatores Abióticos é tudo que os seres vivos possam receber de um ecossistema no decorrer de fatores físico-químicos da natureza, como por exemplo, a chuva. As matas de cocais situadas no norte/nordeste brasileiro tem três tipos de clima diferentes tais como: Equatorial úmido, Tropical semi-úmido e Tropical semi-árido. No nosso dia-a-dia, para as pessoas que habitam lá as vegetações servem como meio de sustento como a fibra do babaçu para o artesanato.


Célula: representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Elas estão divididas em procariontes onde sua principal característica é a ausência da membrana carioteca individualizando o núcleo celular e eucariontes sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto duplicação independente da colaboração de outras células, sendo, portanto, parasitas intra-celulares obrigatórias. Elas são encontradas milhões de vezes durante o nosso dia-a-dia, seja brincando, estudando, comendo ou a qualquer hora, pois sem elas não viveríamos. São elas que nos dão à vida, pois o nosso corpo esta cheio delas.