Biologia é ciência que estudas os seres vivos, na qual envolve amplas áreas que são consideradas como disciplinas independentes, mas de uma forma ou outra estão interligadas.
Cadeia alimentar é uma sequência de populações que se alimentam uns dos outros. Essa se inicia pelos produtores que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, consumidores são os que não produzem seu alimento dependendo de outro organismo e os decompositores são aqueles que se alimentam da matéria morta, de outros seres. A cadeia alimentar está diretamente relacionada no nosso dia-a-dia porque ele depende da energia solar. Sem o sol os ecossistemas não conseguem se manter. Essa energia luminosa se transforma em energia química que são utilizadas através da fotossíntese.
Evolução é a mudança das características de uma determinada espécie. Segundo Lamarck as características são passadas de geração em geração segundo lei da herança dos caracteres adquiridos e também a lei do uso e desuso. Já Darwin acreditava que apenas sobrevivem os que têm maiores condições de se adaptar às condições ambientais. E por ultimo a teoria do Neodarwinismo a qual os principais fatores evolutivos e as mutações e recombinação gênica. Uma curiosidade é que nos últimos 10 mil anos a espécie humana evoluiu cem vezes mais rápida em qualquer outro momento histórico.
DNA: é um composto que contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. A genética fascina e surpreende o homem pelas promessas e possibilidade. A primeira pesquisa feita em 1953 abriu caminho para que hoje se possam descobrir os parentesco ou criminosos e até mesmo clonagem, como no caso da ovelha Dolly, através do DNA. Também abre caminho como os tratamentos para doenças. A Genética cada fez mais esta avançando e consequentemente e bom porque muitas pessoas se salvam através da transfusão de sangue.
Ecossistemas: conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos. Fatores Abióticos é tudo que os seres vivos possam receber de um ecossistema no decorrer de fatores físico-químicos da natureza, como por exemplo, a chuva. As matas de cocais situadas no norte/nordeste brasileiro tem três tipos de clima diferentes tais como: Equatorial úmido, Tropical semi-úmido e Tropical semi-árido. No nosso dia-a-dia, para as pessoas que habitam lá as vegetações servem como meio de sustento como a fibra do babaçu para o artesanato.
Célula: representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Elas estão divididas em procariontes onde sua principal característica é a ausência da membrana carioteca individualizando o núcleo celular e eucariontes sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto duplicação independente da colaboração de outras células, sendo, portanto, parasitas intra-celulares obrigatórias. Elas são encontradas milhões de vezes durante o nosso dia-a-dia, seja brincando, estudando, comendo ou a qualquer hora, pois sem elas não viveríamos. São elas que nos dão à vida, pois o nosso corpo esta cheio delas.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Especificou bem o conceito de cada um deles, colocou exemplos, curiosidades, e como são importantes para nós, boa postagem!
ResponderExcluir