quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tarefa de Sociologia

Comentei nos blogs:
http://lucaslunardelli.blogspot.com/
http://philipp1994.blogspot.com/

domingo, 16 de maio de 2010

Sociologia

Atividade: Eu,etiqueta!
Esse poema redigido pelo mineiro Carlos Drummond de Andrade, hoje em dia nos mostra como as pessoas passam sua identidade de acordo com seu jeito de vestir e andar. Obviamente esse fato tem consequência, tais como o consumismo e o poder do mercado sobre nos. A partir desse ato de se vestir podemos identificar como é a conduta de um ser humano, nem sempre, mas a maioria dos casos sim e também enxergar a capacidade deles de pensar e agir.
Acredito que muitas pessoas acabam se levando pelas influencias das marcas, ou seja, elas pensam que vão ser mais alguém só por usar a marca X e consequentemente deixam de ser autêntico.
Infelizmente as pessoas acreditam que a imagem vale muito mais da personalidade e creio que isso começou a se tornar mais visível através do poder do mercado sobre nós. Fico muito triste ao ver isso e pensar como essas pessoas são ingênuas de não para de consumir e perceber as consequências que podem causar. E também existe a desigualdade social que cada vez mais esta se fortificando na sociedade, entre os que têm e os que não tem um simples traje para usar no dia-a-dia.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tarefa 2

Comentei nos seguintes blog:
http://jjarczewski.blogspot.com/
http://lucasmr-vlk.blogspot.com/
http://felipe-1993.blogspot.com/

Tarefa 1

Na primeira tarefa comentei nos seguintes blog:
http://lucaslunardelli.blogspot.com/
http://mruschel.blogspot.com/
http://philipp1994.blogspot.com

Céluas-tronco, uma nova era.

O filme nos proporciona de forma simples, clara e objetiva que estamos vivendo uma nova era, a da medicina regenerativa. Através disso, visa-se reparar e restaurar a função de órgãos e tecidos lesionados pelas diversas doenças na qual a medicina atual não arranja alternativas terapêuticas adequadas.

As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras e de se transformar (num processo também conhecido por diferenciação celular) em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias. O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico. Nesse último local, conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no estado norte-americano da Carolina do Norte.
As células-tronco podem ser de dois tipos: adultas e embrionárias. As células-tronco adultas podem ser encontradas nos mais variados tecidos do corpo, sendo as da medula óssea, da placenta e do cordão umbilical as mais utilizadas. São de grande aplicação na medicina, já estando em estágio de ampla utilização. Além disso, como as células-tronco adultas são geralmente retiradas do próprio paciente, o risco de rejeição em sua utilização é muito baixo.
As células-tronco embrionárias são extraídas dos embriões e acredita-se que elas podem se transformar em qualquer outra célula. As células-tronco adultas são mais limitadas, podendo apenas gerar tecidos específicos. Devido a essa limitação acredita-se que as células-tronco embrionárias sejam mais eficientes. No entanto, as pesquisas com esse tipo de células ainda é simples e elas têm uma chance muito maior de causar rejeição ou até tumores em relação às células-tronco adultas.

Enfim, existi a lei da Biossegurança que busca regulamentar dois assuntos bastante polêmicos: a produção e comercialização de organismos geneticamente modificados (popularmente chamados de transgênicos) e a pesquisa com células-tronco.Essa lei trás uma grande discussão entre a igreja ,cientistas e políticos na qual a igreja juntamente com outros grupos são contra a utilização de células-tronco embrionárias.Mas para defender suas ideia os cientista argumentam que não é étnico deixar um paciência morrer para preservar um embrião cujo destino e o lixo.E também afirmam que regenerando tecidos de um paciente podem estar criando uma vida, pois iria curar vários tipos de doenças e transplantes que não é possível hoje em dia.